top of page
  • Foto do escritor Psicóloga Rosangela Piccoli

O que é EMDR?

Atualizado: 20 de ago. de 2022


EMDR - Eye Movement Desensitization and Reprocessing

Dessensibilização e Reprocessamento de Experiências Traumáticas por meio da Estimulação Bilateral dos Hemisférios Cerebrais.


O EMDR cria novas conexões cerebrais que permitem transformar as lembranças traumáticas, relacionadas a incidentes críticos, fobias, medos, problemas de autoestima e diversos transtornos mentais, por exemplo: fobias, crise de pânico, TEPT - transtorno de estresse pós-traumático, decorrente de assalto, acidente, violência, e outras em novas percepções resolutivas, ou seja aliviando o sofrimento.


Também é usado como meio de potencializar estados emocionais positivos de acalmia e bem estar, através da recordação de lembranças felizes que estavam bloqueadas devido a traumas, visando dessa maneira facilitar o processo curativo. Além de redefinir novos comportamentos e crenças positivas sobre si mesmo.


O EMDR é uma nova forma de psicoterapia, desenvolvida nos Estados Unidos no final dos anos 80 pela psicóloga Francine Shapiro, Ph.D. Os primeiros experimentos foram realizados em veteranos de guerra com síndrome de estresse pós-traumático e comprovou o alívio e mudança das lembranças após realização do EMDR.


Esse modelo tem por base processos psiconeurobiológicos a partir dos quais são realizados a dessensibilização e o reprocessamento de lembranças ou experiências físicas e emocionais traumáticas por meio da estimulação dos hemisférios cerebrais. A estimulação é realizada através de movimentos simples, podendo ser auditiva, tátil ou visual, junto com as orientações psicoterápicas.


O EMDR é aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo reconhecido como uma das duas psicoterapias mais eficazes no tratamento de estresse pós-traumático. Possui o selo do National Registry of Evidence-based Programs and Practices (NREPP) do governo norte-americano e recebeu o mais alto nível de recomendação pela Associação Americana de Psiquiatria.


O EMDR segue um protocolo de atendimento que engloba orientações sobre a psicoterapia, levantamento da história de vida, definições das lembranças a serem trabalhadas, realização de dessensibilização e reprocessamento das vivências traumáticas, desconstrução de crenças negativas e instalação de crenças positivas, além de reavaliação e definições de objetivos para o futuro.


Marque uma conversa com a Psicóloga Rosangela para conhecer outros benefícios do EMDR.

Psicóloga Rosangela Piccoli – CRP 08/21059

Atendimento Presencial ou Online

Contato (45) 99119-0919

Rua: Tarobá, 686, Centro, Foz do Iguaçu, Paraná.







1.015 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


Veja mais
conteúdos!

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • YouTube

Categorias

Sobre

WhatsApp Image 2022-03-15 at 10_edited.jpg

Meu objetivo é ajudar você a se entender mais profundamente e lidar melhor com as mudanças.

Rosangela Piccoli

Psicóloga

Recomendações

logo-rosangela-piccoli-horizontal.png
bottom of page