top of page
  • Foto do escritor Psicóloga Rosangela Piccoli

O que é trauma?

Atualizado: 20 de ago. de 2022



Um trauma psicológico, ocorre quando passamos por experiência que não estávamos preparados para passar por ela, por exemplo, assalto, agressão, acidente, e sofremos emocionalmente e após a vivência continua causando sofrimento e prejuízo.


Analogia que faço é quando entra uma farpa na nossa mão, mesmo que toda parte do corpo esteja saudável, a dor da farpa pega toda a sua atenção até ser retirada, mas muitas vezes a pessoa não sabe como resolver o problema, e fica sofrendo muitos anos da sua vida.


A pessoa traumatizada, pode vivenciar ansiedade, insônia, lembrar da situação que passou recorrentemente, pânico, medo, perda de apetite, não dorme direito, cansaço, instabilidade emocional, irritação, diminui interesse por atividades que antes gostava.


Podemos passar por situações de trauma único, por exemplo, acidente de carro, assalto, desentendimento, separação, ou trauma recorrente, que a pessoa vivenciou muitas vezes por muitos anos, o qual traz nível de sofrimento maior, por exemplo, agressão física familiar, trabalho abusivo. As vivências de evento único ou as recorrentes, trazem impacto emocional na vida da pessoa, afetando a vida afetiva, profissional, familiar.


O EMDR, é abordagem psicoterapêutica, que faz reprocessamento e dessensibilização dessas experiências traumáticas, e tem resultado rápido e efetivo de melhora para o paciente.


No primeiro atendimento, explicamos a abordagem, fazemos um levantamento das vivências e demandas da pessoa, e seguimos um protocolo, o qual fazemos um planejamento das memórias a serem reprocessadas na terapia, o qual é identificado as emoções, pensamentos, sensações corporais, da memória traumática, enquanto a pessoa coloca sua atenção nesses elementos, o terapeuta auxilia através da estimulação bilateral, de maneira visual, auditiva ou tátil, e o cérebro começa a processar as memórias.


O que é reprocessar as memórias?

É diminuir o desconforto, o sofrimento, em resposta a vivência que passou.


Como é possível essa mudança?

Nosso cérebro possui neuroplasticidade (capacidade de alteração, mudança), e através do estímulo certo, e acompanhado por um profissional capacitado pode auxiliar no impacto emocional que ficou registrado no cérebro. Através do estimulo certo é informado ao cérebro que não está mais acontecendo a situação difícil, e reduzir o desconforto através do descongelamento da memória. Os pensamento, as emoções, as sensações e lembranças que estavam fixas, são descongeladas reduzindo o sofrimento e trazendo alívio e bem estar.


Importante: EMDR, somente pode ser aplicado por um psicólogo, certificado pela


abordagem EMDR.


Psicóloga Rosangela Piccoli – CRP 08/21059

Atendimento Presencial ou Online

Contato (45) 99119-0919

Rua: Tarobá, 686, Centro, Foz do Iguaçu, Paraná.








35 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Σχόλια


Veja mais
conteúdos!

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • YouTube

Categorias

Sobre

WhatsApp Image 2022-03-15 at 10_edited.jpg

Meu objetivo é ajudar você a se entender mais profundamente e lidar melhor com as mudanças.

Rosangela Piccoli

Psicóloga

Recomendações

logo-rosangela-piccoli-horizontal.png
bottom of page